Consultoria

Apresentação

Minhas raízes são locais, mas meu olhar mira o mundo: Seja nos projetos coletivos ou nas iniciativas próprias, sigo identificando tendências culturais e de comportamento das principais cidades do mundo, cobrindo as novidades da cultura pop, selecionando as melhores faixas de bandas independentes, saudando filmes e mostras artísticas inusitadas.

Consultoria

A observação atenta de manifestações culturais é o ponto de partida para análises mais amplas, permitindo acompanhar com atenção o comportamento dos jovens. Isso se traduz em orientações assertivas para as empresas.

Como analista de tendências, transformo essas práticas emergentes em insights que buscam a aproximação entre consumidores e empresas.

Outras trilhas

A música faz parte da vida. Por isso, também atuo como sound stylist, atividade que consiste em achar o tom ideal de ambientes diversos. É o acompanhamento sonoro que embala experiências em lojas, restaurantes, trilhas de eventos etc.

Há outros desdobramentos. Atuando como consultor musical, oriento no desenvolvimento da autêntica voz da empresa, descobrindo como ritmos podem ajudar na comunicação corporativa (sound branding, igualmente chamado de sonic branding ou audio branding, é uma das estratégias que podem ser adotadas).

Esse processo também pode alcançar parcerias externas, como apoiar eventos musicais e esportivos, desenvolver parcerias com músicos ou propagar ações digitais (oferecer downloads gratuitos de músicas em sites corporativos é um exemplo).

São desdobramentos naturais da minha atividade como DJ, atividade que exerci durante mais de dez anos e que agora migrou para o ciberespaço.

Quem

Cadé: canhoto que tem a cabeça feita por música, cinema e literatura. De tanto dançar conforme a música, passei a contribuir para que outros fizessem o mesmo. Fui DJ residente e produtor da festa Plug It In! (lendário evento na cena independente de Fortaleza). Também já coloquei o povo para dançar em outras festas, eventos proprietários etc.

Hoje, compartilho minhas descobertas sonoras na internet. A ideia é quebrar barreiras geracionais e de estilo: o som das guitarras dialoga com outros ritmos? Quais os hits dançantes mais relevantes? Que novos artistas merecem destaque? Quais clássicos precisam ser resgatados?

Além do ativismo cultural, sou jornalista/consultor de comunicação que atua em curadoria e divulgação (gestão de relacionamento com a imprensa e presença digital) de eventos culturais (festas, apresentações artísticas, mostras de cinema etc.).

Artivismo

Curadoria de filmes

Por dois anos consecutivos, fui um dos curadores do Fest Aruanda, evento que mapeia a intensa produção universitária e independente. Nesse período, assisti mais de 200 filmes.

Foi um prazer ser um dos curadores. Mais duas pessoas estiveram comigo nesse trabalho de seleção. Quem passa pelo Fest Aruanda sempre vê ótimos títulos. Até porque, como o festival é realizado no fim do ano, ele acaba sendo um bom resumo do que os cineastas brasileiros (iniciantes ou veteranos) produziram no período.

Galeria virtual

Tribuna do Ceará 2

Uma reunião de gente bacana em torno de uma ação interessante. Festa boa é assim. Para comemorar seu aniversário, a Tribuna do Ceará selecionou 24 fotos do estado publicadas originalmente no Instagram. Fui um dos convidados a participar do projeto, contribuindo com dois registros de Fortaleza (Galeria Pedro Jorge e Aterro da Praia de Iracema; primeira e última foto, respectivamente).


Na mídia

O mapa do rock, projeto mambembe do jornalista Lúcio Ribeiro que segue identificando os ativistas culturais brasileiros, passou por Fortaleza-CE. Eu, juntamente com meus companheiros do projeto Plug It In! (informações no final desse post), fomos citados como quem faz a diferença na cena local.

O Povo – Tecnologia

Diário do Nordeste