Há trinta anos, em março de 1995, o Elastica lançava seu álbum de estreia homônimo, que rapidamente alcançou o topo das paradas britânicas. O disco estabeleceu, à época, o recorde de estreia com vendas mais rápidas no Reino Unido, superando Definitely Maybe, do Oasis.
Formado por Justine Frischmann, Justin Welch, Annie Holland e Donna Matthews, o Elastica emergiu em um cenário marcado pela retomada da música britânica nos anos 1990. O grupo se destacou ao combinar a secura rítmica e o post-punk de bandas como Wire e The Stranglers com urgência pop e letras diretas. Singles como “Connection”, “Line Up”, “Stutter”, “Waking Up” e “Car Song” foram decisivos para a projeção da banda, com “Connection” alcançando também circulação expressiva nos Estados Unidos.
As canções do disco Elastica operam em um campo expressivo de confronto direto, com riffs minimalistas e vocais quase falados, reforçando sensação de urgência. O álbum foi indicado ao Mercury Music Prize e figura recorrentemente em listas dos melhores discos dos anos 1990.